LUTE POR SER FELIZ



Leia, atentamente, o texto que hoje publico (tem mais de 400 anos). A inscrição é de 1962 e foi encontrada na velha igreja de Baltimore.


Caminha tranquilamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio. Sem renunciares a ti mesma, esforça-te por seres amiga de todos. Diz a tua verdade calma e claramente. Escuta os outros, ainda que sejam simples e ignorantes; cada um deles tem, também, uma vida para contar. Evita os barulhentos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito. Se te comparares com os outros, podes sentir-te amargurada: haverá (sempre) perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.


Alegra-te, tanto com as tuas realizações como com os teus projectos. Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde -é o tesouro da tua vida. Sê prudente nos negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos. Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude. Há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo! Sê tu mesma. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínica no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva. Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia, sem reservas, aos dons da juventude. Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgostos inesperados. Mas, não inventes falsos infortúnios.



Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão. Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigna para ti mesma. Não és mais do que uma criatura no Universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens o direito de estar aqui! Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines. Entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida, apesar das falsidades, das lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela. Sê cuidadosa. Luta por seres feliz.

As grandes oportunidades de ajudar os outros raramente acontecem, mas as pequenas surgem todos os dias
(Sally Koch)


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s