O PODER DE UMA GRANDE AMIZADE



O movimento escoteiro foi idealizado e fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907, na Inglaterra. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que privilegia a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipa e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma o seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.


Lei do Escoteiro:

*O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada,
*O Escoteiro é leal,
*O Escoteiro é prestável,
*O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros,
*O Escuteiro é cortês,
*O Escoteiro é respeitador e protector da Natureza,
*O Escoteiro é responsável e disciplinado,
*O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades,
*O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros,
*O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e acções.


Uma carta do fundador: o Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, reconhece as demais pessoas filhas do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. O escoteiro domina os seus próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade. Baden-Powell

Não há muito tempo fui assistir ao juramento dos Lobitos, em Ribamar, e facilmente me apercebi de como é importante, desde muito novos, os escoteiros aprenderem as regras da amizade e do companheirismo. Olhando-os, pequenos na idade mas de personalidade já vincada, reconheci que o movimento fundado por Baden-Powell, está activo e vigoroso, cumprindo os propósitos para que foi criado. A amizade continua a ser o pilar forte de uma vivência sadia.


Se cada um de nós é uma célula do infinito Universo e pertence aos mil milhões da população, é necessário no dia-a-dia contribuirmos para que passos positivos sejam dados. Se assim fizermos há triliões de passos, por segundo, em movimento, na marcha grandiosa rumo ao amanhã. Pode controlar-se o futuro dentro de padrões há muito estipulados mas nunca devemos percorrer a estrada da vida num ritmo solitário. A família é o pilar, é a grande muralha que nos apoia nos tremendos vendavais que cortam a respiração e nas estonteantes alegrias. Os amigos, esses, longe ou perto, estarão a nosso lado sempre que os lembramos ou os chamamos e, nessa dinâmica troca de dar e receber encontraremos o conforto do apoio que conduz à sensação de felicidade. Esta potencialidade grandiosa do sentimento humano é capaz de gerar a mais deliciosa harmonia. Não rejeite um amigo. Nunca.


http://www.youtube.com/watch?v=8HeCLyYnsoc

*


Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s