O PASSEIO DE CR9 – O HERÓI SONHADOR

Para lá do óbvio futebol cheio de completo, virtuoso, electrizante e genial; para lá do sucesso mais mediático planetário e, desde hoje, galáctico a que alguma vez se assistiu; para lá de ser em milhões, tantos como se de um banco ele próprio se tratasse; para lá de fazer ondular à sua volta mares de uma inabalável intensa e universal como poucas foram e são; para lá de, além de tudo o mais, ainda estar em ascensão com um entusiasmo, criatividade e energia de miúdo com poderes de super-herói, encerrando ainda muito potencial para surpreender, para inovar, para, simplesmente, vencer; para lá deste tanto e muito mais o que é, afinal, na essência, Cristinano Ronaldo ?

Acho que é muito. Este é o termo redondo! Muito bem talhado fisicamente para o desporto que o motivou muito desde muito pequeno, ao ponto de atingir muito cedo o muito de tudo que já conhecemos e ainda com muito para dar, provavelmente outro tanto ou ainda mais, sendo verdadeiramente espectacular a intensidade contínua que coloca na sua existência diária dedicada ao que mais gosta de fazer, tendo criado dentro de si, numa magia em câmara lenta a que todos fomos assistindo, em directo ou ao vivo, ao longo dos últimos anos. Um fenómeno de facto absoluto, nos limites do desempenho humano, físico e psíquico. Nos limites da sorte e para lá dos limites do que ainda há poucos anos eram só prováveis, tendo em conta o conseguido por todos os anteriores astros absolutos do mesmo desporto (Maradonaa mão de Deus-, Di Stéfano, talvez os maiores) que atingiram, por vezes, plenitude similar mas chegaram a Pelé, Eusébio ou Zidane mais tarde, em campeonatos ou em idade, ou após mais taças, ou após mais maturidade como esse Figo de todos os prestígios, dignidades e todo o futebol de equipa que este Ronaldo de tantos muitos ainda haverá de jogar também este muito que ainda lhe falta … um pouco.

Com tempo jogará também esse tanto e tempo ele tem mais do que tiveram os outros (tem 24 anos). O ter chegado hoje à noite (6 de Julho) ao meio de um relvado emoldurado por uma final, em directo, para o mundo inteiro, com 85 mil adeptos do clube dos seus sonhos de menino, antes sequer de ter tocado numa bola madrilena, vai acabar com a sua fase de menino prodígio e, se ele for capaz, passar para a fase da graça plena de astro completo e maturo, capaz de sobreviver de forma prolongada ao perigoso e redutor mundo dos flashes que podem transformar qualquer um num simples mega figurante planetário, como reduziu muitos outros anteriores candidatos galácticos.

Ele tem ainda um outro muito que o pode ajudar nesta fase crítica em que o muito que gosta de gozar a vida em todas as suas vertentes, conhecidas ou por revelar, o pode afectar e esse outro muito -verdadeiramente importante-, é o muito que gosta da família e o muito fiel que é ao seu núcleo forte e coeso de poucos que o rodeiam, à distância de um abraço, provando ele que mesmo sendo o astro da maior dimensão que já sabe que é, sabe, também, que não deve crescer além de um abraço com que os seus o confortem numa próxima – que nunca venha – derrota ou uma próxima lesão ou uma próxima inoportunidade mediática.

E se o dia vier em que a taça maior for, pela sua mão, elevada no Bernabéu, cumprirá então o mito que o alimentou desde sempre e, aí, nós que já nada mais lhe merecemos pedir porque já tanto nos terá dado o menino Cristiano que bem haja …
… ainda lhe vamos pedir muito por Portugal! Hoje, ele foi, em Madrid, uma das caravelas portuguesas do século XVI, abrindo os braços ao mundo nas estradas dos mares imensos.

http://www.youtube.com/watch?v=3HoF3tjCkPE

*

Mesmo que não escrevas livros, és o escritor da tua vida. Mesmo que não sejas Van Gogh, podes fazer da tua vida uma obra de arte!
(Autor desconhecido)

Anúncios

2 responses

  1. A MEB deveria ter sido jornalista ou cronista(se é que o não foi). Escreve muito bem.Parabéns!BeijinhosAC

    Julho 7, 2009 às 7:50 am

  2. MEB

    Ana, sempre simpática ao passar por aqui e a deixar um comentárioagradável. Obrigada. Com efeito, sou jornalista. Sempre ajuda um pouco.Beijinhos

    Julho 7, 2009 às 5:11 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s