MORREU ROSA LOBATO FARIA

Agora, é o tempo certo para escutar uma melodia que nos acompanha na saudade, na tristeza. Poderá ser a única companhia que suporte este abatimento perante um facto consumado: morreu Rosa Lobato Faria. Para ela não haverá mais amanheceres, só as manhãs douradas do Universo. Quais serão os mundos por onde andará a descobrir e a encantar? Não tenho palavras, só emoção.

*

Quem me quiser há-de saber as conchas

a cantiga dos búzios e do mar.

Quem me quiser há-de saber as ondas

e a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser há-de saber as fontes,

a laranjeira em flor,

a cor do feno, a saudade lilás que há nos poentes,

o cheiro de maçãs que há no Inverno.

Quem me quiser há-de saber a chuva

que põe colares de pérolas nos ombros

há-de saber os beijos e as uvas

há-de saber as asas e os pombos.

Quem me quiser há-de saber os medos

que passam nos abismos infinitos

a nudez clamorosa dos meus dedos

o salmo penitente dos meus gritos.

Quem me quiser há-de saber a espuma

em que sou turbilhão, subitamente-

Ou então não saber coisa nenhuma

e embalar-me ao peito, simplesmente. (R.L.Faria)

http://www.youtube.com/watch?v=YvdX5Ht3U9w

O vento é o mesmo, mas a sua resposta é diferente em cada folha
(Cecília Meireles)

2 responses

  1. Minha Boa Amiga,Parece que foi unanime as homenagens a esta Grande Senhora pois a grande maioria o fez! Na minha Tulha tive oportunidade de aí colocar uma sua autobiografia feita há muito pouco tempo! Andamos a perder valores nas Artes e não estão aperecendo outros a substituí-los na mesma cadência! É pena…Um grande beijinho muito amigo.

    Fevereiro 9, 2010 às 10:00 pm

  2. MEB

    LuísPerdemos efectivamente uma pessoa cheia de talento, e de uma humanidade profunda. Realmente perdemos já tantos e tantos valores e a sua substituição é marcadamente diminuta.Faz pensar.Gosstei que tivesse passado por aqui. Um beijinho

    Fevereiro 9, 2010 às 10:30 pm

Deixe uma Resposta

