A GURU DA BOA FORMA FÍSICA

A ex-bailarina, Tracy Anderson (33 anos), é uma mulher de garra e elegantíssima no seu 1,52 m e nos 44 quilos bem distribuídos: pernas poderosas, braços esculpidos e barriga que parece encostar na coluna vertebral. É! Saiba que é ela quem põe e dispõe no método espartano das elegantes mundialmente famosas: Madonna, Gwyneth Paltrow e mais recentemente a estilista StellaMcCartney. Para a primeira que tem de suportar (aos 50) em forma, constantes digressões mundiais juntou-se a fome com a vontade de comer: a personal trainer é exigente e a aluna gosta de atingir diariamente os seus limites. Por isso, treina seis horas sete dias por semana.

Se não está a pensar enveredar por alguma carreira artística tem de arranjar seis dias por semana, sim, mas 30 minutos por treino chegam. Não é muito. Ficar super bem tem o seu preço! (a mensalidade mínima é de 600 euros). Qual é então o segredo de ouro da mais famosa guru da elegância? O que faz de Tracy uma instrutora tão especial? Um método de exercícios (e dieta, se precisar) que reúne muita intensidade e variedade de movimentos, trabalhando em particular a musculatura periférica, de forma a deixar o corpo feminino esculpido com precisão, mas sem o perfil pesado de quem malha demais. Ela explica o método:

Eu tenho a sorte de conhecer dança e coreografia. Apoiada nesse conhecimento, e também em pesquisas e estudos (levou 10 anos a concretizar um aparelho que permite executar 3 mil movimentos), sou capaz de inventar equipamentos e movimentos que vão formar o corpo que a cliente quer. Consigo olhar para uma pessoa e saber exactamente do que precisa. Exijo o compromisso de treinar seis dias por semana, umas duas horas por dia. Se esse esquema for seguido, os resultados são imediatos. Reduzo qualquer manequim 44 para 36…


É obra!Tracy é dona de uma academia de ginástica em Los Angeles, desde 2004 e pretende abrir outra, em Nova York, este ano. Para animar as candidatas a silhuetas esbeltas publico algumas ideias de Tracy para perder peso semanalmente: uma dose de carboidratos (açucares nas suas mais diferentes formas e fontes tais como: arroz, pão, massa, doces, biscoitos…) por dia, só com grãos integrais, carnes magras, peixe, legumes, verduras e saladas sem um pingo de óleo nem temperos, frutas (só morangos e uvas), café e chá, mas sem açúcar nem adoçante. Proibição total de refrigerante (inclusive diet), zero de álcool e zero de derivados de leite. Como são quase três horas da manhã e as letras já adormecem nos meus dedos, não faça nada disto sem consultar o seu médico ou nutricionista. Preciso, urgentemente, de ir dormir mas de consciênci tranquila. Vou comer uvas.


 

*Não há que ser forte. Há que ser flexível
(Provérbio chinês)

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