O AMOR É O DESEJO QUE ATINGIU A SABEDORIA

Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, quanto mais claramente compreendia onde deveria procurar a fonte das alegrias da vida, aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo.

O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz. A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar da sua beleza. Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente. Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto. Feliz, é quem sabe amar. Feliz, é quem pode amar muito. Mas amar e desejar não é a mesma coisa. O amor é o desejo que atingiu a sabedoria. O amor não quer possuir. O amor quer somente amar (H.H.)

 

 

Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo

(Hermann Hesse)

13 responses

  1. Luis

    Minha Querida Amiga Maria Elvira,
    Belo post! Eu também acredito que Amor é dar e não possuir!
    Há que ter muita sabedoria e experiência de vida para assim pensar e proceder.
    Espero que continue como até agora apresentando post’s muito belos.
    Um beijinho muito amigo.

    Janeiro 28, 2011 às 11:34 pm

    • AMADURECER

      Ivone Boechat (autora)

      Quanto mais vivo,
      quanto mais insípidas
      me parecem
      as pequenas satisfações
      que a vida me dá,
      tanto mais claramente
      compreendo
      onde devo procurar a fonte
      das alegrias da vida

      Ensino e aprendo
      que ser amado
      é jogo de sedução,
      onde quem perde
      ou ganha é campeão…
      O dinheiro não é nada,
      a fama, o poder…
      tudo isto é importante,
      se for planejado
      para ser feliz,
      compartilhar,
      viver.

      Ivone Boechat
      Publicado no meu livro AMANHECER 3ª.Ed Reproarte-RJ 2004

      Setembro 1, 2013 às 12:16 am

  2. Querida amiga!

    Vim da Irene do M@myrene, com a lágrima no olho!
    Amiga, eu nunca a esquecerei, nunca mesmo!
    Sei bem onde estão as verdadeiras amizades e as pessoas de bem … que se querem bem sem medo das palavras e dos sentimentos por serem puros.

    Adorei este seu post, vem tudo a calhar.
    Parece que foi escrito para mim ou por mim.

    Beijinhos

    Janeiro 29, 2011 às 12:02 am

  3. Luís, obrigada. É bom partilhar o que se sabe, o que se procura, o que se aprende, o que se pesquisa. É bom, mas sem dúvida é excelente sentir que do lado de lá há reciprocidade. Amar, é um dom, uma arte, e a mais nobre expressão humana. Podia, até, mudar o mundo…
    Beijinho

    Janeiro 29, 2011 às 1:31 am

  4. Que bom ter sentido essa certeza e essa emoção: a amizade é preciosa. Felizes daqueles que sentem essa empatia e a verdade desse sentimento tão nobre. Também gostei do post, confesso.

    Assustei-me com a foto, saíu enorme (ficou gira). Algumas ficam mais pequenas. Isto de escrever é mesmo um vício, é o que me tem valido nesta gripe: espirro e escrevo; tosso, escrevo. Enfim, mas já estou a ficar operacional.

    Beijinho minha querida amiga

    Janeiro 29, 2011 às 1:46 am

  5. Boa noite Elvira,
    nada mais lindo que esta frase “O AMOR QUER SOMENTE AMAR”, brilhante parabéns!

    Beijinho,
    Ana Martins

    Janeiro 29, 2011 às 2:48 am

  6. Belíssimo pensamento sobre o AMOR – sim, com maiúscula, para se aproximar da sabedoria! – AMOR doação, entrega sem exigir nada em troca… afinal, sim, esse deve ser o segredo da felicidade, de facto e, por isso, único caminho que poderia “mudar o mundo”!
    Beijinho, Elvira e bom fim-de-semana!

    Janeiro 29, 2011 às 6:13 pm

    • Obigadissima, Joaquim. Nós, os humanos, sabemos disto: o amor é a chave de todas as vitórias mas, paradoxalmente,vamos esquecendo e, por vezes, vamos salpicando o Amor de tudo o que é negativo e errado. O Amor, triunfará plenamente. Um dia.
      Desejo, também um excelente fim-de-semana. Janeiro tem estado tão frio (será mesmo que o Planeta está a aquecer?…). Beijinho.

      Janeiro 29, 2011 às 7:21 pm

  7. Querida amiga Elvira,

    Espero encontrá-la melhor.
    O José esteve 3 semanas e ainda tosse de vez em quando, mas já está 98% bom.
    Cuide-se bem, por favor!

    Tenho um presentinho para si aqui http://nacasadorau2.wordpress.com/

    Não se incomode… eu trato do transporte.
    Beijão

    Janeiro 30, 2011 às 7:56 pm

  8. Amiga
    Acho que já estou mesmo a ficar boa. Obrigada pela prenda, mas, amiga, como sabe, de selos não entendo nada. Beijinho.

    Janeiro 30, 2011 às 9:05 pm

  9. Maria Elvira

    Que lindo, que belo o seu blog e com essa madrinha querida que mais podemos querer. Uma pessoa linda e que tem o amor no coração.

    Amar é tudo , amafr é a essência dfa vida!!!

    Muito emocionantes everdadeiro.

    Beijos no seu coração e uma linda semana

    Janeiro 30, 2011 às 11:23 pm

    • Olá Mamyrene, boa tarde. Que bom encontrá-a aqui e que bom saber que gostou do meu blogue. Dito por si, é um elogio que adoça a vida. Estou consigo: o Amor é, mesmo, a essência da vida. Beijinho

      Janeiro 31, 2011 às 4:48 pm

Deixe uma Resposta

