DENTRO DE CADA UM DE NÓS HÁ UM OUTRO QUE NÃO CONHECEMOS

O sonho é uma porta estreita, dissimulda no que tem a Alma de mais obscuro e íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que a pré-formava muito antes da existência da consciência do Eu e que a perpectuará para lá do que possa alcançar a consciência individual.

A função geral dos sonhos é tentar reestabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total. É o que chamo função complementar (ou compensatória) dos sonhos na nossa constituição psíquica. Eles são as manifestações não falsificadas da actividade criativa inconsciente.

Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos, ele fala conosco por meio dos sonhos. Sonhos são realizações de desejos ocultos e são ferramenta que procuram o equilibrio através da compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente.

Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.  A sua visão tornar-se-à clara somente quando  olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha… Quem olha para dentro, desperta! 

Nenhum homem é uma ilha, fechada sobre si; todos são parte de um Continente, uma parcela de terra principal onde se precisa de amor. Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder prevalece, há falta de amor. Um é a sombra do outro. O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contacto de duas substâncias químicas: se houver reação, ambas serão transformadas. Aí, pode nascer o amor (C. G. J)

 

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar numa Alma humana, seja apenas outra Alma humana

(Carl Gustav Jung)

Advertisements

2 responses

  1. Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos, ele fala conosco por meio dos sonhos. Gostei demais do texto e em especial desta frase. É… ele fala, mas nem sempre interpretamos devidamente.
    Muito bom teu blog.
    Vânia

    Dezembro 2, 2012 às 8:47 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s