SEJAMOS (URGENTEMENTE) GANSOS!

Quando o tempo frio se anunciar quem estiver na rota de migração dos gansos poderá admirar como eles se movem no espaço em direcção a paragens mais quentes. Verificará que voam na forma de V. Saiba os motivos que os levam a manter essa atitude: ao voarem nessa formação o bando inteiro aumenta em 71% o alcance de voo, em relação a um pássaro que voe sozinho. 

Compartilhar da mesma direcção e sentido do grupo permite chegar mais rápido e facilmente ao destino, porque ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores.

Quando um ganso sai da formação, sente a resistência do ar e a dificuldade de voar sozinho. Então, rapidamente, retorna à formação para aproveitar o poder da elevação dos que estão à sua frente.

Permanecendo em sintonia e unidos junto aqueles que se dirigem connosco na mesma direcção, o esforço será menor e será mais fácil e agradável alcançar a meta.
Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda.

Quando o ganso líder se cansa, muda para o final da formação, enquanto outro assume a dianteira.

Compartilhar a liderança, respeitando-se mutuamente o tempo todo. Dividir os problemas e trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades. Combinar dons, talentos e recursos.

Os gansos, enquanto voam em formação, grasnam para dar coragem e alento para os que voam na frente, para que assim mantenham a velocidade.

Quando há coragem e alento, o progresso é maior. Uma palavra de ânimo dita em tempo, motiva, ajuda, dá forças, produz o melhor dos benefícios.

 
Quando um ganso adoece, fica ferido ou está cansado e deve sair da formação, outros também o fazem e acompanham-no, para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra, ou seja capaz de voar novamente e assim alcançar o bando ou integrar-se noutra formação.
 
 
Estejamos unidos -lado a lado- apesar das diferenças, tanto nos momentos difíceis, como nas horas de trabalho. Se nos mantivermos ao lado do outro, ajudando, tornamos realidade o espírito de equipa. Se apesar das diferenças pudermos formar um grupo para enfrentar todos os tipos de situações, entenderemos o real valor da amizade. Se tivermos consciência do sentimento de partilha a vida será mais simples e o voo dos anos terá mais prazer. Sejamos gansos ! (autor desconhecido)

   

Este comportamento dos gansos levou gestores a tirar lições aplicáveis às empresas: liderança compartilhada, trabalho em equipa, disciplina, solidariedade, previsibilidade, motivação, objectivos comuns…
(Hélio T.)

Anúncios

7 responses

  1. Luis

    Minha Querida Amiga Maria Elvira,
    Já conhecia o tema deste post mas nunca é demais mostrar ao Homem o que deve aprender com os animais ditos irracionais. Por vezes o homem é que parece irracional por fazer tudo ao contrário do que devia fazer!Tem graça que nós militares também temos e fazemos formações para daí tirar o máximo proveito nas diversas movimentações que temos que fazer.
    Um beijinho muito amigo.

    Abril 5, 2011 às 11:29 pm

  2. Bom Amigo Luís. Boa noite.

    É sempre extremamente agradável saber que passou por aqui. Realmente este texto é antigo e publiquei-o no blogspot.com, mas com a passagem para o wordpress perdi uns pot´s, outros estão em duplicado. Com o tempo tentarei deixar em ordem o arquivo. Para já, vou com calma.

    Nas, sabe, acho que este texto, lido nesta época, não nos faz mal nenhum, até pode ajudar a abrir alguns horizontes.
    Beijinho amigo

    Abril 5, 2011 às 11:43 pm

  3. Querida amiga Elvira,sabedoria de autor desconhecido. É urgente sim, aprender com os animais irracionais as regras, porque o homem é o animal racional predador.
    Saber seguir as regras dos gansos:
    «Compartilhar a liderança, respeitando-se mutuamente o tempo todo. Dividir os problemas e trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades. Combinar dons, talentos e recursos.»
    Belos ensinamentos.
    Bjito e uma flor.

    Abril 7, 2011 às 4:07 pm

  4. Teresa Gonçalves, é mesmo necessário que a humanidade dê uma volta de 180º na sua maneira de ser e comece a viver, diariamente, sustentada por sólidos valores morais. Caso contrário alastra-se o caos, as crises…
    Obrigada pelo comentário. Beijinho

    Abril 7, 2011 às 7:13 pm

  5. Eduarda

    Elvira
    Boa noite,
    Que mensagem, meu Deus!
    Pena que muitos a leiam e muito poucos a sigam.Cada vez mais se vive da forma que mais jeito dá; “cada um, por si…”,chegaremos a parte nenhuma,ou se chegarmos algum dia a algum lugar,não teremos ao pé de nós uma mão que nos ajude a suportar o cansaço da chegada.
    Um abraço e bom fim de semana.

    Abril 8, 2011 às 10:54 pm

  6. Eduarda, boa noite.

    É uma mensagem forte, bonita, sem dúvida. Aviva-nos a imperiosa necessidade de modificar comportamentos. Gostei da sua frase..não teremos ao pé de nós uma mão que nos ajude a suportar o cansaço da chegada. Um abraço

    Abril 12, 2011 às 11:15 pm

  7. Elvira,
    Esta é mais uma lição de vida dada pelos animais, desta vez os gansos. Custa-me pensar, que sendo nós inteligentes e civilizados, sejamos tantas vezes, mais selvagens que os animais.

    Beijinho,
    Ana Martins

    Março 7, 2012 às 10:51 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s