O TEMPO É POEIRA DE INSTANTES

O sentido e o rumo do futuro estão inscritos no que fazemos agora. No presente. É a nossa intenção que põe ordem no futuro. Fabricamos uma perspectiva em que nós somos o centro (…). Talvez não haja tempo fora dos desejos e das lembranças. Talvez não haja tempo fora das imagens que se sobrepõem aos objectos que as invocam. Talvez seja esta sincronicidade, esta coincidência, que constrói a aparência do tempo e do espaço.

O sentimento do tempo nasce da nossa perspectiva. Talvez um dia possamos saber a operação, o modo, para distinguir planos neste novo tipo de espaço: o tempo (…).  È no espaço o modo natural de representar as sensações. As simultâneas. As vindas de todos os lados do corpo.

É no espaço o modo natural de construir o leito do tempo. Não admira que o espaço e o tempo dependam da velocidade com que neles nos representamos. A essa representação chamamos teoria da relatividade. O curso do tempo é a percepção de diferenças entre sensações que se parecem.

A sua sucessão é a abstracção do movimento no espaço. Quando consciente, torna-se numa intenção. Da intenção, pouco a pouco consciente de si e dos seus efeitos, sairá uma direcção. Com ela a ordem. E com ela a extensão. A fórmula abstracta de representar as mudanças do Universo. Mas foi lá, no nada ou no caos, que a eternidade aconteceu(Convoquem a Alma – F.C.R)

O sentimento do tempo, a duração, não é homogénea. É feita da poeira de instantes. Deve-se a um grupo de instantes que ficam rigidamente ligados pela perspectiva. Pelo traçado da memória humana…

(Fernando Carvalho Rodrigues)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s