OS “OUTROS” PIRATAS DA SOMÁLIA

http://dotsub.com/view/8446e7d0-e5b4-496a-a6d2-38767e3b520a

É das melhores peças que tenho visto. Bem comentada. Bom texto. Séria no encadeamento dos factos de forma a provar a verdade. Acho que é de seguir de perto o trabalho desta equipa.

Quanto ao tema, várias coisas distintas se podem explorar para dizer -mas se eu quiser dizer, neste momento, qual a maior e instantânea lição que tiro desta peça é que não tenho dúvida que a arma de defesa do futuro é uma arma de disseminação maciça que não mata, antes pelo contrário: é, mesmo, a Informação!

Se estes classificados de piratas somalis tivessem desde o início utilizado uma única (uma só mesmo) câmara de vídeo portátil para registar as pescas ilegais e os despejos tóxicos e, entretanto, com o advento da Internet começassem a colocar esses vídeos ao conhecimento de todos, teriam já feito muito mais do que o que já conseguiram com todas as acções armadas por que são hoje conhecidos, não como defensores, mas como bandidos.

Penso que há uma boa notícia de tudo isto: o processo de consciencialização global por via da disseminação da Informação já é imparável e as revoluções em cadeia no Magreb são só o mais recente e ainda muito pequeno exemplo da revolução planetária que já está a nascer e que lançará as bases para uma Ordem Mundial de valores civilizacionais.

Mas temos que ter muito cuidado porque só lá para 2050 é que começaremos a ter soluções globais para o problema da escassez de energia e de alimentos, nessa altura para nove mil milhões de informados e consciencializados. Até lá, há uma quase travessia no deserto que é preciso saber gerir com visão de fundo, para não ultrapassarmos os limites do sustentável.

Só há uma forma de virmos a saber utilizar a Informação disseminada e transformá-la em conhecimento capaz de nos fazer evoluir civilizacionalmente, e essa forma é  a da aprendizagem motivada por via de um ensino de elevada qualidade, para todos. Sem excepção.

Não nos consideramos bandidos do mar

(Sugule Ali)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s