MARTE DO MESMO TAMANHO DA LUA?

Recebi de um amigo (muito fiável) um vídeo interessante sobre a noite de 27 de Agosto, onde, em princípio, Marte deverá surgir do mesmo tamanho da Lua, facto que só daqui a muitas décadas se deverá repetir. Ia publicar, mas  havia que confirmar (sou jornalista). Tentei em várias fontes mas não encontrei consenso. Não encontrei certezas. Nas dúvidas que me ficaram transcrevo do blogue Astros (http://astrosastros.blogspot.com/2011/01/marte-visto-do-tamanho-da-lua-cheia.html) um post sobre o tema que me agradou. Mesmo assim, na noite de 27, lá estarei de olhos postos no Universo, se a neblina que não nos deixa o permitir (curiosidade, é assim!). Leiam e tirem conclusões e partilhem-nas, por favor, comigo. Grata.

Marte do tamanho da Lua Cheia? Seria incrível se fosse verdade!  Desde  2003, e sempre em Agosto, um boato ronda a Internet. Geralmente a falsa notícia chega por e-mail, em algumas versões, e em várias línguas. Mas em todas elas tentam vender a ideia de que o planeta Marte vai aparecer na noite do dia 27 de Agosto do mesmo tamanho da Lua Cheia!

Seria mesmo incrível se isso acontecesse! E, de tão fantástico, sem verificar a fonte, num típico ímpeto de internata sempre abarrotado de informações, lá está o dedinho no mouse (rato) enviando  a mensagem para todos da sua lista de amigos. E assim, o boato que fica  hibernando por todos os outros meses do ano, revive a cada mês de Agosto!

Venho escrevendo sobre isso ano após ano aqui no blog. Para não ser repetitivo, deixo os links abaixo (não os vi) onde explico a origem do boato e aprofundo o tema. Espalhe os links abaixo. Indique também o link para este post.  Ajude a disseminar pela Internet o antídoto para este boato sobre o Planeta  Vermelho que explora o desconhecimento de assuntos de Astronomia por parte da maioria das pessoas.

Já que o boato existe, vamos aproveitar para pensar! E, principalmente, aprender um pouco mais sobre os mistérios do céu que, na verdade, nem mistérios são. Tratam-se apenas de fenômenos deliciosamente descritos e explicados pela Física!

E não fique triste se você havia recebido esta falsa notícia e já estava se preparando para o espetáculo. Para ficar do tamanho da Lua Cheia Marte, teria que chegar muito perto da Terra (cerca de 750.000km, praticamente o dobro da distância Terra-Lua). Mas, como Marte tem cerca de nove vezes a massa da Lua, de brinde, com o espectáculo observacional a olho nu, certamente teríamos sérios problemas com a gravidade extra, possivelmente catástrofes naturais.

Segundo Newton, “a força gravitacional entre dois corpos depende do produto de suas massas e do inverso do quadrado da distância entre eles”. Com Marte mais perto da gente, seria como se nosso planeta ganhasse uma nova Lua, nove vezes mais massiva e duas vezes mais distante.

Para efeito de comparação, veja abaixo o cálculo da força de atração Terra-Lua (FTL) e da força de atração Terra-Marte (FTM) supondo que a Terra tem massa M, a Lua massa m e Marte massa 9m. Usaremos ainda a ideia de que a distância média Terra-Lua é d e que Marte ficaria a uma distância de apenas 2d da Terra. G é uma constante na expressão da Lei da Gravitação Universal de Newton. Confira:

FTL = GMm/d²
FTM = GM9m/(2d)² = 9GMm/4d² = 9/4 x
  GMm/d² = 2,25FTL

Nesta situação hipotética, Marte exerceria uma atração gravitacional 2,25 vezes mais intensa do que a nossa Lua exerce sobre a Terra! Imagine só o efeito da gravidade marciana sobre a superfície do nosso planeta, em especial nos Oceanos! É melhor deixar Marte lá longe, certo? E, quando quisermos vê-lo de perto, usamos um bom telescópio!

A perda de contato com a Natureza acompanha a

perda do senso de si mesmo

(Rollo May)

Advertisements

One response

  1. nossa e lindo

    Dezembro 11, 2013 às 1:48 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s