O Curiosity em Marte

Foram necessários nove meses de percurso no Espaço (lançado a 26 de novembro de 2011) e 567 milhões de quilómetros para que o robot Curiosity aterrasse na superfície de Marte, no dia 6 de Agosto (6,30 hora de Portugal). Um sucesso sentido e muito aplaudido na NASA e na Casa Branca: “É um triunfo da tecnologia sem precedentes”, disse Obama. Como o programado, a cápsula abriu um gigantesco paraquedas para suavizar a queda, no contacto com o Planeta Vermelho.

A 20 metros do solo um sistema baixou o Curiosity, que abriu as suas seis rodas e iniciou a aventura em Marte onde deve permanecer um ano, 10 meses e duas semanas, mas esperam os peritos que por lá fique dez anos. Os mais entusiasmados esperam colocar homens em Marte, dentro de 20 anos. Do tamanho de um carro, o robot é cinco vezes mais pesado que os jipes Spirit e Opportunity, precursores na exploração de Marte. Mesmo sem tripulação, ele chega a ser maior até que o jipe lunar que carregava dois astronautas nas missões americanas Apollo, que exploraram a Lua, nas décadas de 1960/70.

Os obstáculos não o podem deter. Os problemas não o podem deter. Mais do que tudo, as outras pessoas não o podem deter. Somente você se pode deter a si mesmo
(Jeffrey Gitomer)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s