A DESCIDA VERTIGINOSA DO ASTEROIDE

20120630092843110 7

Se por acaso imagina que para lá do horizonte azul (o Espaço têm cerca de 14 bilhões de anos- luz (unidade de comprimento utilizada em astronomia que corresponde à distância percorrida pela luz num ano, no vácuo) e medirá, aproximadamente, 1.33ooo ooo ooo ooo ooo ooo ooo ooo, apenas existem estrelas planetas, galáxias, está completamente enganada. É uma ideia romântica mas “naif”. Por lá, em velocidade arrepiante , o lixo acumulado quase rivaliza com a maré de plástico do Pacífico, e rodopia por cima das nossas cabeças. Do tamanho do 2012  DA  14 (28 mil Km por hora) há, pelo menos, 500 mil asteroides próximos da Terra.

Então, o 2012 é um asteroide (descoberto há um ano por um astrónomo amador) e, mais do que isso: a 15 de Fevereiro fará uma tangente à Terra (cientista há que já afirmaram que dentro de 100 anos colidirá com o Planeta Azul), mas a distância que dá tranquilidade à Humanidade é que está a 28 mil quilómetros acima da superfície da Terra. Assim, este corpo rochoso com 130 mil toneladas e 45 metros de largura, na sua descida rumo ao Polo Sul passará por nós no rumo do Polo Norte, mas sem qualquer possibilidade de colisão, embora esta seja a maior aproximação de um asteroide à Terra (voltará em 2046).

No momento de maior aproximação, ele estará sobre o Leste do Oceano Índico, ao largo de Sumatra (será visível na Ásia, Austrália e Europa Oriental). . Tudo parece estar controlado e a possibilidade do asteroide 2012 DA14 chocar com um satélite ou uma sonda espacial é muito reduzida. A Estação Espacial Internacional (laboratório espacial) não está ameaçada já que orbita a uma altitude de cerca de 386 km (pode ser vista da Terra). Assim, numa valsa sem harmonia, pela vertigem da velocidade, o 2012  DA  14 passará pelos milhares de satélites, alguns deles desactivados, fragmentos de satélite, foguetes ou até ferramentas perdidas pelos astronautas. Vai ser um baile espacial que esperamos seja bem conduzido e concretizado. (Maria Elvira Bento)

A dúvida é o principio da sabedoria.
(Aristóteles)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s